Pensamento Comunicacional Brasileiro
FIAM FAAM
São Paulo
2015
Sumário
Introdução 3
1 – Pensamento Comunicacional Brasileiro 3
1.1 – Folkcomunicação 3
1.1 – Audiêncial Folk 4
1.2.1 - Os grupos rurais marginalizados 4
1.2.2 - Os grupos urbanos marginalizados 4
1.2.3 - Os grupos culturalmente marginalizados 5
1.3 - A continuidade da Obra de Luís Beltrão 5
1.2 – ICINFORM 6
2 – Principais Autores 7
2.1 – Luís Beltrão 7
2.2 – José Marques de Melo 8
2.3 – Roberto Benjamin 9
Conclusão 9
Referências: 10
Introdução
Este trabalho tem como objetivo mostrar o início da comunicação no Brasil. Contar um pouco sobre Luis Beltrão, José Marques Melo e Roberto Benjamin, três homens que foram importantes no estudo cientifico da comunicação e também na fundação da ICINFORM (o instituto de ciência da formação), que estudou teorias como Folkcomunicação, que estuda o processo comunicacional brasileiro no povo marginalizado pela sociedade. Ressaltamos nesse trabalho a que Luís Beltrão foi de estrema importância nesse processo já que ele foi professor dos outros dois autores.
1 – Pensamento Comunicacional Brasileiro
1.1 – Folkcomunicação
Em 1967 Luís Beltrão publicou uma tese na revista Comunicações & Problemas, nessa tese ele falava das imagens e esculturas religiosas que possuíam nítida intenção informativa, e pela primeira vez nos deparamos com o termo Folkcomunicação. Ele foi pioneiro na introdução do estudo cientifico no Brasil, e teve como base os ensinamentos do pesquisador Paul Feliz Lazarsfeld, que dizia haver no processo da comunicação coletiva duas etapas significativas: a do comunicador ao líder de opinião e a deste ao receptor comum.
Através dos estudos de Lazarsfeld iniciam-se as pesquisas de opinião pública, pois ele introduz em seus trabalhos científicos a presença dos líderes de opinião, levando à compreensão de certos pontos que precisavam ser esclarecidos dentro desse campo, como, principalmente, a participação dos líderes de opinião na