Conceito de armazenagem
Constituída por um conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias primas, produtos acabados ou semi acabados, com o dever de manter a integridade dos produtos de forma que possa ser movimentado rapidamente no prazo solicitado, reduzindo custos com transportes. Pode-se definir a missão da armazenagem como o compromisso entre os custos e a melhor solução para as empresas. Muitas variáveis entram na analise para a decisão de se buscar a opção de um processo de armazenagem de mercadorias e produtos na logística. Considerando que armazenagem é a administração do espaço que se dispõe para manter os estoques, logo percebemos que se trata de uma atividade que necessita de um alto grau de planejamento. A armazenagem possui ainda um aspecto de elevada consideração que é a capacidade de causar impacto direto nos custos do negócio como um todo, pois assimila significativa parcela dos custos logísticos considerados à cadeia como um todo. Armazenagem deve ir de encontro com as necessidades da empresa como:
Quantidade: o suficiente para a produção planejada;
Qualidade: definida ou pré-definida no momento de sua utilização;
Preço: o mais econômico possível;
Disponibilidade: no momento e local desejado.
Os tipos de armazéns podem ser temporários, de forma q tenha facilidade para montar e desmontar de acordo com a necessidade do armazenamento desejado. Pode ser permanente, depósito próprio são operadas pela empresa proprietária da mercadoria, as instalações podem ser próprias ou alugadas. Armazenagem interior/ exterior, ao ar livre, representa uma clara vantagem a nível econômico, sendo preferível para materiais pesados e para construções.
Layout
É a forma como a área do armazém esta organizada, o layout esta ali tanto para identificar a empresa no seu exterior, quanto para guiar seus funcionários para áreas de segurança em caso de acidentes, fazendo também com que tenha melhor utilização do