Custos logísticos: conceitos e custos de armazenagem e movimentação.
MOVIMENTAÇÃO
Os custos logísticos têm sido muito importantes na avaliação de resultados das empresas. Nas práticas contábeis fiscais estão voltadas para fornecer informações aos investidores e as autoridades tributárias, forma como é identificado, classificado e relatado, é a principal dificuldade para se apurar custos logísticos. É necessário estruturas, o plano de contas, classificando-o por cada elemento de custo logístico.
Portanto, enfatizou-se o gerenciamento logístico dois grandes objetivos para tomada de decisão:
• Entender a formação dos custos logísticos para melhorar o gerenciamento; e
• Descrever a necessidade de se estabelecer procedimentos que possibilitem a segregação e evidenciação dos custos logísticos a partir das demonstrações contábeis.
Na cadeia de suprimentos a logística transforma aspectos fundamentais da concorrência como preço, produto, serviço e valor agregado para o cliente.
A filosofia fundamental, que está por trás deste conceito, é a do planejamento e coordenação do fluxo de materiais da fonte até o usuário como um sistema integrado, em vez de, como é o caso tão frequente, gerenciar o fluxo de bens como uma série de atividades independentes. Desta forma, sob o regime de gerenciamento logístico, o objetivo é ligar o mercado, a rede de distribuição, o processo de fabricação e a atividade de aquisição, de tal modo que os clientes sejam servidos com níveis cada vez mais altos, ainda assim mantendo os custos baixos. No entanto, Logística é o processo de planejar, implementar e controlar, de maneira eficiente, o fluxo e a armazenagem dos produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo d e atender aos requisitos do consumidor.
O grande desafio da logística está em atender clientes muitos exigentes, que demandam melhores níveis de serviço. E estes clientes não estão dispostos a pagar