conceito de analise
Unidade curricular: Análise das Organizações Desportivas Definição do conceito de Análise
Análise é o processo de decomposição, de uma substância ou de um tópico nos diversos elementos que o constituem, com o objetivo de se obter uma melhor compreensão, ou seja, é a distinção e a separação das partes de um todo com vista a conhecer os respetivos princípios ou elementos.
Para além desta definição geral de análise, podemos ainda definir de outras formas este conceito, como por exemplo sendo um estudo dos limites, das características e das possíveis soluções de um problema ao qual é aplicado um tratamento. Por fim ainda podemos distinguir a análise qualitativa da quantitativa, enquanto a primeira é aquela que tem como objetivo descobrir e isolar os elementos de um corpo composto, a segunda (análise quantitativa) é utilizada para determinar a quantidade de cada elemento desse mesmo corpo.
Relacionando agora o conceito de análise com as organizações desportivas, um dos métodos que pode ser utilizado para obter uma boa análise destas mesmas organizações é o método de análise “SWOT” (Strenghs ou pontos fortes, Weaknesses ou pontos fracos, Oportunities ou oportunidades, Threats ou ameaças). A análise SWOT corresponde à identificação, dos principais aspetos que caracterizam a sua posição estratégica num determinado momento, tanto a nível interno como a nível externo. As oportunidades e os pontos fortes são os atributos que ajudam a atingir os objetivos dessa mesma organização desportiva já as ameaças e os pontos fracos são os fatores que podem impedir a concretização desses mesmos objetivos, ou seja, desta análise devemos identificar e retirar o máximo partido dos pontos fortes para aproveitar todas as oportunidades detetadas e minimizar todas as ameaças que possam surgir. Já em relação aos pontos fracos, a organização desportiva deve desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que em simultâneo