Diario de Bordo
Shopping Dom Pedro.
Nossa observação neste semestre é sobre geração idade. Como já havíamos feito no semestre passado neste mesmo shopping, porem com outro objetivo de observação, entramos num consenso de que seria uma ótima alternativa para observarmos, já que neste local há uma grande diversidade quando se fala em faixa etária.
Vimos bastante jovens, eu diria até que a maioria de frequentadores deste shopping são adolescentes, em uma visita normal eu provavelmente nem notaria que há idosos neste local, mas desta vez pude ver o quanto houve um aumento de pessoas da terceira idade que frequentam locais antes frequentado em sua maioria por adolescente. Acredito que isso se de pelo fato de que cada vez mais as pessoas tem se tornado pais e avos mais cedo o que faz com que por um determinado período estas pessoas abram mão, por exemplo, de sua juventude para cuidar de seus filhos. E agora com os filhos maiores talvez, eles aproveitam para fazer o que antes não puderam fazer.
Notei que alguns adultos até mesmo idosos acompanhavam seus filhos, como a maioria das pessoas se tornam pais muito jovens, hoje é comum ver os pais saírem com seus filhos. Lembrei-me de um caso na minha família de gravidez na adolescência, minha prima teve sua filha aos quatorze anos de idade, lembro de como foi difícil pra ela abrir mão da adolescência para poder cuidar da filha, mas hoje em dia as duas saem juntas o que faz com que a relação entre mãe e filha seja muito parecida com uma relação entre amigas.
O problema é que infelizmente nem todos os adolescentes que se tornam pais tem o auxilio da família, o que faz com que muitos não saibam lidar com o fato de ter uma responsabilidade tão grande e acabem doando ou ate mesmo abandonando essas crianças. Muitas crianças na verdade são criadas pelos avós, e pude notar que havia muitos avós passeando com seus netos pelo shopping.
Andando pelos corredores notei um grupo de adolescentes que tiravam retratos coletivos, algumas