Conceito Coaching
Coaching é um conjunto de operações que destina-se a desenvolver uma nova visão de vida, proporcionando mudanças nos campos comportamental, psicológico e emocional. O processo potencializa habilidades instigando o participante a caminhar em direção a um estado desejado. Por outro lado, o método também identifica limites possibilitando que eles sejam vencidos.
Os elementos do coaching são o processo, a parceria, o coach, o coachee e os resultados.
O processo utiliza um conjunto de metodologias, ferramentas e técnicas com o objetivo de aumentar os resultados positivos.
A parceria é a ligação formada entre as partes que participam do processo com o objetivo de alcançar melhorias e trabalhar em prol do resultado.
Coach é o profissional, que facilita e intermedeia a o trabalho e o caminho em direção ao resultado.
Coachee é o cliente, o agente principal do processo, aquele que busca as mudanças e o resultado.
O resultado é o estado desejado, é o motivo principal que levou o coachee a procurar o processo de coaching.
Segundo José Roberto Marques é “um conjunto de conhecimentos, recursos e ferramentas que aceleram os resultados na vida das pessoas, uma vez que, o Coaching hoje tem várias dimensões e pode ser considerado:
1 – Uma profissão – Onde um especialista, denominado Coach, atua junto ao seu cliente (carinhosamente chamado por nós do universo do Coaching como: Coachee). Este cliente pode ser um: líder, pessoa física, executivo, equipe ou empresa, com o objetivo de acelerar o alcance de metas e objetivos. Esse processo envolve constante diálogo, feedbacks, interação e suporte através de sessões semanais ou quinzenais de Coaching. O Coach utiliza conhecimentos, técnicas e ferramentas de: Gestão do Tempo, Psicologia, Liderança, entre outras, para potencializar as atitudes e comportamentos do cliente (coachee).
2 – Um estilo de Liderança – Denominado Líder Coach, este é o estilo onde: líderes, gestores, executivos e diretores utilizam ferramentas, técnicas,