Conceito de Coaching
Coaching é um processo que utiliza técnicas, ferramentas e recursos de diversas ciências. (MARQUES E CARLI, 2012, p. 22).
Marques e Carli (2012) ainda afirmam que coaching não é uma ciência, e sim um cocktail, um mix de recursos e técnicas que funcionam em ciência do comportamento (psicologia, sociologia, neurociências, etc.) e de ferramentas da administração de empresas, esportes, gestão de recursos humanos, planejamento estratégico e outros. É um processo que conduz mudanças positivas e duradouras. Conduzindo de maneira confidencial, individuo ou em grupo, o coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebra de barreiras de limitação, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas. .
O Coaching muitas vezes é confundido com treinamento, mentoring, aconselhamento entre outros tipos de intervenção, porém ele tem particularidades que o diferenciam, o coaching estimula uma reflexão, uma renovação de ideias e comportamentos. .
De acordo com Vilella da Matta e Flora Victoria “Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente (o coachee).”
A firma Moraes (2007, p.59) que o coaching é uma pratica de desenvolvimento humano.
A Global Coaching Community (GCC) em seu código de ética e competências dá a seguinte definição: “Coaching é um processo sistematizado onde um coach acompanha e estimula seu cliente no desenvolvimento de sua performance e alcance de suas metas”
De acordo com Bueno e Rodrigues apud Araújo (1999, p. 25) define Coaching como “um processo que ativa as redes de cooperação, possibilitando que o capital humano (intelectual, emocional, energético) circule livremente dentro das organizações