Conceito balanço patrimonial
CONCEITO:
É UM RELATÓRIO CONTÁBIL, QUE RETRATA O PATRIMÔNIO EM DETERMINADO MOMENTO. É, PORTANTO, ESTÁTICO. RETRATA O PATRIMÔNIO POR MEIO DE UMA EQUAÇÃO, EM QUE OS DOIS LADOS – ATIVO (BENS + DIREITOS) E PASSIVO (OBRIGAÇÕES + PATRIMÔNIO LÍQUIDO) – TEM O SOMATÓRIO DE SEUS VALORES IGUAIS.
É A DEMONSTRAÇÃO CONTÁBIL DESTINADA A EVIDENCIAR, QUANTITATIVA E QUALITATIVAMENTE, NUMA DETERMINADA DATA, A POSIÇÃO PATRIMONIAL E FINANCEIRA DA ENTIDADE.
FINALIDADE:
APRESENTAR A POSIÇÃO FINANCEIRA E PATRIMONIAL DA EMPRESA EM DETERMINADA DATA, REPRESENTANDO, PORTANTO UMA POSIÇÃO ESTÁTICA, CONFORME O ARTIGO 178 DA LEI 6.404 DE 15.12.76.
O BALANÇO PATRIMONIAL ESTÁ COMPOSTO EM 3 ELEMENTOS BÁSICOS:
- ATIVO: COMPREENDE AS APLICAÇÕES DE RECURSOS (BENS E DIREITOS)
- PASSIVO: COMPREENDE AS ORIGENS DE RECURSOS (OBRIGAÇÕES)
- PATRIMÔNIO LÍQUIDO: COMPREENDE OS RECURSOS PRÓPRIOS DA ENTIDADE, OU SEJA, A DIFERENÇA A MAIOR DO ATIVO SOBRE O PASSIVO. NA HIPÓTESE DO PASSIVO SUPERAR O ATIVO, A DIFERENÇA DENOMINA-SE “ PASSIVO A DESCOBERTO”.
AS CONTAS DO ATIVO SÃO DISPOSTAS EM ORDEM CRESCENTE DOS PRAZOS ESPERADOS DE REALIZAÇÃO, E AS CONTAS DO PASSIVO SÃO DISPOSTAS EM ORDEM CRESCENTE DOS PRAZOS DE EXIGIBILIDADE, ESTABELECIDOS OU ESPERADOS, OBSERVANDO-SE IGUAIS PROCEDIMENTOS PARA OS GRUPOS E SUBGRUPOS.
PLANO DE CONTAS:
É UM CONJUNTO DE CONTAS, DIRETRIZES E NORMAS QUE DISCIPLINAM AS TAREFAS DO SETOR DE CONTABILIDADE, OBJETIVANDO A UNIFORMIZAÇÃO DOS REGISTROS CONTÁBEIS.
É O CONJUNTO DE CONTAS ORGANIZADO DE ACORDO COM AS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DA EMPRESA.
ESTRUTURA DO PLANO DE CONTAS CONTEÚDO DOS GRUPOS E SUBGRUPOS
ATIVO CIRCULANTE: COMPREENDE AS APLICAÇÕES E DISPONIBILIDADES (LIQUIDEZ IMEDIATA), COMO CAIXA, DEPÓSITOS BANCÁRIOS, APLICAÇÕES DE LIVRE RETIRADA, DIREITOS REALIZÁVEIS NO CURSO DO EXERCÍCIO SOCIAL SUBSEQUENTE, COMO VALORES A RECEBER, ESTOQUES E OUTROS E, AINDA, AS DESPESAS PAGAS MAS AINDA NÃO INCORRIDAS, COMO SEGUROS A VENCER, JUROS A APROPRIAR, ETC.
ATIVO