Conceito do Balanço Patrimonial
1.1 Caixa
O caixa trata-se do dinheiro que a empresa tem disponível em “casa”, ou seja, o dinheiro que está disponível, não em bancos ou trânsito, em poder direto da instituição.
É comum que as contas Caixa e Banco sejam confundidas, mas para diferenciá-las, podemos lembrar do fato ocorrido no governo Collor, quando o dinheiro que estava em Banco foi confiscado, e o único valor disponível para as pessoas físicas e jurídicas era o que estava em casa, para pessoas físicas e no caso das pessoas jurídicas em seus Caixas.
1.2 Disponibilidade
Disponibilidade evidencia de forma numerária todo o valor que a empresa tem, independente do local onde este valor esteja.
1.3 Clientes
A conta Clientes representa os valores que a empresa tem a receber de terceiros, quando a venda é realizada a prazo.
1.4 Bancos
A conta Banco na contabilidade é um ativo disponível que representa um direito da empresa, onde o bem trata-se do dinheiro que lá está disponível, e a empresa tem o direito de retirá-lo a qualquer momento que desejar.
1.5 Estoques
A contabilização da compra de materiais para a empresa é realizada no momento da entrada física dos mesmos. Basicamente o estoque é composto por: mercadorias para revenda, produtos acabados, produtos em elaboração, matérias-primas, almoxarifado, importações em andamento e adiantamentos a fornecedores de estoques, observando-se que serão também considerados:
a) os itens existentes fisicamente em estoques, excluindo-se aqueles que estão fisicamente na empresa, mas não são de propriedade da empresa, tais como aqueles recebidos em consignação, para conserto, remessa para industrialização, etc.;
b) os itens de propriedade da empresa que estão em poder de terceiros para conserto, consignação, beneficiamento ou armazenamento.
O termo estoque refere-se aos bens tangíveis de uso próprio ou de terceiros.
1.6 Impostos a Compensar
Nesta conta são contabilizados os impostos que a empresa