COMÉRCIO INTERNACIONAL E CRESCIMENTO ECONÔMICO O COMÉRCIO AFETA O DESENVOLVIMENTO?
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RESENHA: COMÉRCIO INTERNACIONAL E CRESCIMENTO ECONÔMICO
O COMÉRCIO AFETA O DESENVOLVIMENTO?
Rio de Janeiro
2014
RESENHA: COMÉRCIO INTERNACIONAL E CRESCIMENTO ECONÔMICO
O COMÉRCIO AFETA O DESENVOLVIMENTO?
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Logística e Operações Globais do Curso de Administração da UNISUAM, como parte dos requisitos para obtenção do Título de Bacharel em Administração.
Rio de Janeiro
2014
Jayme Jr., Frederico G. Comércio Internacional e Crescimento Econômico – O Comércio afeta o desenvolvimento?. Disponível em: Acesso em: 02/06/2014.
O presente artigo nos mostra as relações entre comércio e crescimento, melhor dizendo, se o comércio de fato, afeta o desenvolvimento, e várias teorias foram utilizadas para responder essa questão. A teoria ricardiana das vantagens comparativas por exemplo, explica que os ganhos de comércio são baseados em vantagens comparativas, que, a partir das quais, num modelo estático, o país que abre a sua economia se apropria de ganhos líquidos de bem estar, ou seja, é quando qualquer país se especializa na produção de bens nos quais detém uma vantagem comparativa. Outra versão dinâmica desta abordagem ricardiana, apresentada por Findlay, já abre a possibilidade do comércio ser entendido como prejudicial ao crescimento econômico. Já o modelo H-O-S que possui hipóteses fortes e restritivas, não é conclusivo quando se trata de definir os efeitos do comércio internacional sobre o crescimento econômico. Quanto à Nova Teoria do Comércio, seus respectivos teóricos defendem a tese de que a liberdade comercial é uma alternativa melhor que o intervencionismo, já que, de acordo com eles, o mesmo produz falhas de ausência de mercado e estimula processos de retaliação,