Meio Ambiente e o Comércio Exterior
Módulo: 4 Atividade: unidade 6 - tela 6.2.2 - posicionamento crítico
Título: Meio Ambiente e o Comércio Exterior
Disciplina: Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
Introdução
A discussão sobre a relação do comércio internacional e meio ambiente já acontece há muitos anos, mas nos últimos tempos ganhou-se uma maior atenção no cenário internacional em função, de uma provável “insustentabilidade” ambiental. Ou seja, destruição do meio ambiente.
Com o aumento da população, o avanço da tecnologia e as ferramentas que possibilitaram a globalização, esse comércio estritamente voltado para atender o mínimo necessário aos diversos povos, passou a contabilizar “luxos” que as pessoas passaram a acreditar que não poderiam viver sem.
Novos padrões de desenvolvimento e de qualificação de países foram surgindo, ONGS e acordos/normas tornaram-se exigências de forma a incentivar o crescimento econômico, mas de forma sadia.
Justificativa
Trabalhar para o crescimento econômico do país é dever de todos, mas todos somos responsáveis pelas consequências que nossas ações causam ao nosso planeta.
Desenvolvimento
Falar sobre as implicações do comércio exterior na temática sócio ambiental requer, entender alguns conceitos, a ligação entre os dois e suas consequências.
“O comércio internacional é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande parcela do PIB. O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade, mas a sua importância econômica, social e política se tornou crescente nos últimos séculos. O avanço industrial, dos transportes, a globalização, o surgimento das corporações multinacionais, o outsourcing tiveram grande impacto no incremento deste comércio.” (Wikipédia)
Comércio Exterior é a relação direta de comércio entre dois países ou blocos. Nesta relação são observadas as normatizações com que