comunição nas organizações
A comunicação organizacional é fundamental, necessária e imprescindível dentro de uma organização. Mas uma boa comunicação interpessoal é de extrema importância. , e para que a mesma seja plena são necessários alguns termos essenciais, tais como: emissor (quem codifica a mensagem), receptor (quem decodifica a mensagem), a mensagem (a informação estruturada para ser transmitida), informação (conhecimento adiquirido que será codificado), canal (o modo que a mensagem será transmitida, por exemplo, comunicação falada ou escrita) e por fim o ruído (fator que interfere a chegada da mensagem ao destino).
Palavras-Chave: Comunicação, Organizacional, Interpessoal.
Comunicação e organização
Acreditamos que a melhor forma de retratar esta relação seja através da Metáfora da Pessoa, idealizada por nós, nos moldes daquelas utilizadas por Linda L.Putnam, Nelson Philips e Pamela Chapman, no cap. 3: Metáforas da Comunicação e da Organização, do livro Handbook de Estudos Organizacionais, (2004), pois esta prática é extremamente útil principalmente em casos como este, ou seja, de grande complexidade e dinamismo. Aliás, quanto ao valor das metáforas, iremos retornar ao assunto, mostrando em que se baseia a sua eficiência, no tópico relativo à Neurolingüistica.
Metáfora da Pessoa:
Corpo
Uma organização, a nosso ver, foi sabiamente inspirada na pessoa humana. Possui um corpo, onde departamentos se destinam ao desempenho de funções específicas, assim como nossos órgãos, estes coexistem em uma estrutura e uma relação de interdependência vital. Também possui um “cérebro”, presidência e diretoria, que o orienta, que dirige e coordenas todas as ações funcionais. Neste quadro as pessoas seriam vistas como sendo as células deste corpo.
Personalidade.
Como bem percebemos cada organização também possui uma personalidade própria e única, com uma estrutura física, aparência, imagem, cultura, personalidade, reações, comportamentos, que são