COMUNIDADE SURDA
Francisca de Lourdes Rodrigues1
Isabel Carvalho2
Maria de Lourdes Fernandes3
Marcos Roberto Ribeiro Pinto4
Rita Maria Pereira Feitosa5 Orientador: Prof. Anderson Almeida da Silva6
RESUMO: O presente trabalho apresentado como pré-requisito avaliativo da disciplina LIBRAS (Língua brasileira de sinais), tem por finalidade analisar através de pesquisa de campo aplicada, a atual situação da comunidade surda batalhense e, através dos relatos proferidos por familiares e pelo próprio indivíduo surdo constante dentro da pesquisa realizada por este grupo. Buscou-se assim de forma clara e simples um contato direto com os indivíduos da pesquisa para se conhecer aspectos relacionados à vida e a vivência dos mesmos, bem como, outros pontos importantes como por, exemplo a escolaridade e como se dá a comunicação dos mesmos com os demais indivíduos de seu convívio social.
Visto por um ângulo crítico, diríamos após o resultado de tal pesquisa que o indivíduo por nós pesquisado mesmo sendo alfabetizado desconhece a língua de sinais por não ter tido a oportunidade de conhecer a mesma uma vez que é desconhecido o acompanhamento dos surdos por parte de profissionais desta área no município de Batalha. Por outro lado constata-se na prática que a surdez não impede as pessoas de levarem uma vida normal: trabalhar, fazer compras, passear, são coisas perfeitamente realizáveis, além de uma convivência pacífica e amorosa com todas as outras pessoas como foi assim diagnosticado pela pesquisa.
Esperamos assim contribuir de alguma forma para posteriores trabalhos e pesquisas dentro desta área. Cientes de nossa preocupação e, em busca de um horizonte mais claro em que todos possam ser respeitados e ter acesso de fato àquilo que lhe deveria ser assegurado como se espera de um estado verdadeiramente democrático.
ABSTRACT: ABSTRACT: This paper presented a