comunicão no trabalho de enfermagem
COMUNICAÇÃO: “Processo de compreensão e compartilhamento de mensagens enviadas e recebidas, sendo que as próprias mensagens e o modo como se dá seu intercâmbio exercem influência no comportamento das pessoas envolvidas.” (Stefanelli, 2008, p.300)
Através da comunicação as pessoas expressam suas crenças, valores, percepções, significados, interesses, conhecimentos, sentimentos.
Elementos funcionais do processo de comunicação
Emissor
Mensagem
Receptor
Canal
Resposta (feedback)
Considera-se também como elemento funcional o contexto ou o ambiente.
Tipos de Comunicação
1) VERBAL: falada ou escrita
2) NÃO VERBAL: sinais, gestos, expressões faciais, posturas, aparência, vestimentas, adornos, disposições de móveis, manifestações fisiológicas como rubor, palidez, sudorese, lacrimejamento, dança, rituais. Isto é, toda comunicação que não é escrita ou falada.
3) PARAVERBAL OU PARALINGUÍSTICA: sinal ou movimento acrescentado ao conteúdo que é expresso. Pode se entendido como entonação de voz, ritmo com que as palavras são pronunciadas, choro, pausa, padrões de respiração, sons guturais e outros
Tipos de comunicação não verbal:
Cinésica: linguagem do corpo
Tacêsica: toque e suas implicações.
Proxêmica: espaço ou distância entre as pessoas
VARIÁVEIS DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
a) Padrão de organização: repertório de cada um: bagagem de conhecimento, cultura, experiência de vida, suas dimensões biopsicossocial, cultural, espiritual e intelectual.
Para o enfermeiro é importante desenvolver autoestima, sentimento de adequação, confiança, competência e humildade, para a comunicação com o cliente.
b) Percepção: processos mentais que permitem a organização dos dados emocionais, intelectuais e sensoriais de forma lógica segundo seu significado. O processo de percepção é seletivo e explica porque as pessoas explicam o mesmo fato de forma diferente.
c) Ambiente ou contexto: pode alterar as condições emocionais, físicas e psicofisiológicas, interferindo na