Resumo do projeto pedagógico da FD- UnB
A reflexão sobre a possível modificação do projeto pedagógico da faculdade de direito da Universidade de Brasília surgiu a partir de uma “percepção difusa de frustração geral, localizadas nos corpos discente e docente, que intensifica sobretudo desde os meados da primeira década do século XXI”, ou seja, chegou-se a um entendimento de que era necessário haver uma modificação nos parâmetros e diretrizes que deveriam guiar os novos processos pedagógicos, tendo em vista a crise do modelo construído no currículo de 1994, que foi considerado ultrapassado pois se baseava primordialmente na acumulação de conhecimentos e considerando a modificação no perfil dos discentes da universidade.
Nessa perspectiva, essa nova construção deveria considerar e trabalhar em função de: primeiro lugar “os cenários de ampliação e diversificação do corpo discente”, em segundo lugar, a importância de se aplicar esses novos princípios “às atividades estruturantes da formação superior: pesquisa, o ensino e a extensão” de forma que sejam eficientes no novo contexto de educação jurídica no país. Simultaneamente é essencial considerar os desafios que serão impostos aos graduados da FD, sejam sociais, profissionais, políticos etc. Dessa forma é objetivo dessa nova proposta, a formação eficiente dos discentes para que saibam lidar com esses novos desafios, e essa preparação deve se basear no conceito de formação por competências.
DESENVOLVIMENTO
1. PERFIL DISCENTE
É de extrema importância considerar o perfil discente para que haja uma eficácia na construção de um novo projeto pedagógico, visto que, esse é, para quem se destina em última instância a qualidade do projeto. No início do século XXI houve uma ampliação de vagas para o curso de direito da Universidade de Brasília e uma mudança nas características dos novos estudantes do curso (devido a política de ações afirmativas etc), e com eles novos tipos de pensamento, conduta, características etc. A necessidade de valorizar