lavagem dinheiro
Luana Evangelista Aires
RESUMO
O crime de lavagem de dinheiro é uma pratica antiga, e que consiste em da uma aparencia aparentemente legal a obtençao ilicita de recursos podendo ser atraves de (trafico , sequestro, chantagens, corrupção ..) aonde o mesmos tentão burlar a origem de tal riqueza . Não é de hoje que os esforços para acabar com este tipo de crime podem ser visto, e com a chegada da globalizaçao as autoridades competentes estão buscando meios para aperfeiçoar os mecanimos de combate à esta pratica criminosa.
Palavra chave:lavagem de dinheiro, Lei 9.613/98, Resoluçao 1.445/2013
1. INTRODUÇÃO
A lavagem de dinheiro á a atividade fim do crime organizado, com elas os criminosos transformam o dinheiro “ sujo “, advindo de suas atividades ilicitas, em um dinheiro aparentemente legal, de forma a evitar qualquer comprometimento com a origem criminosa dos ativos. É a lavagem de dinheiro que possibilita a validaçao dos recursos obtidos de maneira ilicitas, e como consequencia, viabiliza e garante a sobrevivencia de grande parte da criminalidade, motivo pelo qual esse fenomeno deve ser estudado e ser totalmente combatido. Na primeira parte deste trabalho sera feita uma analise a respeito da origem e conceituaçao da lavagem de dinheiro. Na segunda parte do trabalho sera analisada a origem e a evoluçao da lei nº 9.613, de 03 de março de 1998, ja na terceira parte sera feita também uma breve analise da Resoluçao CFC 1445/2013, aonde trata que os profissionais de contabilidade estão obrigados a estabelecer normas de prevenção a lavagem de capitais.
1. A HISTORIA, ORIGEM E CONCEITUAÇÃO DA LAVAGEM DE DINHEIRO.
No Primeira parte do presente trabalho se fara uma analise da origem e conceituação da lavagem de dinheiro.
Existem diferentes entendimentos acerca do surgimento da lavagem de dinheiro no mundo. Uma das teorias, trazidas por Mandiger e zalopany, é a de que a historia da lavagem de dinheiro teve inicio na