Comunicação
Tendo como objetivo fazer um levantamento histórico das lutas do movimento operário alemão.
Ela foi fundada em 1923 por Gal Grünberg e em 1929 foi substituído por um filósofo, Max Horkheimer onde a intenção era compreender melhor as relações entre a modernidade e os problemas sociais.
O instituto desenvolveu pesquisas em diversos áreas ampliando a questão da cultura e da vida nas relações sociais.
Escola de Frankfurt
Fundada em 1923 por Carl Grunberg visava um levantamento histórico das lutas do movimento operário alemão.Foi substituído por Max Horkheimer que objetivava conhecer melhor as relações entre modernidade e problemas sociais, o resultado dessa postura era divulgado na revista da Pesquisa Social.
A Escola de Frankfurt analisa a comunicação de forma crítica, considerando o contexto político e social da época. Deixa assim claro que a comunicação é uma ferramenta de controle de massas através da mídia, fazendo-os agir e pensar de forma “conveniente” à classe mais poderosa. Quando a arte deixa de ser vendida como arte, mas como “produto” perde-se a comunicação imparcial, e cria-se a Indústria Cultural.
- Indústria cultural:Adorno e Horkheimer
Expressão usada pela primeira vez por Adorno e Horkheimer no livro em que escreveram: Dialética do Esclarecimento. É uma cultura variada conforme as exigências de um modelo empresarial de produção.
Adorno e Horkheimer, afirmam que sob o poder do monopólio, toda cultura de massas é idêntica, demonstram que a indústria cultural, ao receber financiamento dos detentores de capital e de poder, torna-se padronizada e seus produtos, uma série de reproduções idênticas.
A influência da indústria cultural e suas manifestações leva à alteração da própria individualidade de quem frui. A sociedade é sempre vencedora e o indivíduo é apenas um