Comunicação
O uso de imagens muitas vezes torna-se mais eficaz que o uso de texto para veicular uma informação. A imagem atinge o receptor instantaneamente, enquanto o texto precisa ser lido e interpretado, dando margem a desvios de compreensão. A imagem é imediatista, o receptor só percebe que foi atingido depois que absorveu a informação.
Já no vídeo, a Comunicação Visual exerce um papel majoritário, enquanto os textos ali contidos são apenas complementares. Apesar de ser uma associação entre texto falado – e às vezes até escrito – com imagens, as imagens dizem muito mais que o texto, ou seja, exprimem a idéia de maneira muito mais objetiva. Podemos tomar como exemplo o Cinema Mudo, que veiculava uma série de idéias através apenas de imagens e expressões faciais.
A área profissional responsável pela Comunicação Visual é o Design Gráfico. O profissional designer gráfico atua como conciliador dos aspectos sócio-culturais de um público alvo à mensagem enviada, e com sua criatividade ele executa o objetivo comunicacional de forma eficaz, utilizando imagens que exprimam de forma direta a idéia a ser veiculada. O Design Gráfico é uma área que trabalha muito com desenhos e tem sua evolução ligada ao crescimento e expansão das técnicas de Computação Gráfica.
A Comunicação Visual está tão inserida no contexto da sociedade contemporânea que na maior parte das vezes passa despercebida, pois não somente a propaganda a utiliza, mas também elementos essenciais do funcionamento das cidades, como as placas sinalizadoras de trânsito e os semáforos, e os elementos indicativos culturais, como as cruzes nos topos das igrejas, etc. Todos estes são exemplos de elementos da Comunicação Visual, chamados signos