COMUNICAÇÃO
Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musica, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.
A linguagem quer seja, gestual, verbal ou escrita é de suma importância para a vida do ser humano. Toda estrutura cultural da sociedade é transmitida através dela e na prática escolar deve ser uma dinâmica que propicia a reflexão, o aprender a pensar e expressar os sentimentos, desejos e necessidades. A comunicação dos bebês começa com os gestos e com os significados que eles recebem, percorrem até o mundo dos adultos. Para organizar as ações e o pensamento, depende-se da linguagem oral. O desenho possibilita a leitura e a interpretação, sendo uma atividade escrita, além de ser uma expressão artística que para contribuir no desenvolvimento de cada criança como leitora e produtora de escrita
Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, referências e sentimentos relatando suas vivências nas diversas situações do cotidiano.
Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano.O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.
Para definir a brincadeira infantil, ressaltamos a importância do brincar para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Para tanto, se faz necessário conscientizar os pais, educadores e sociedade em geral sobre à ludicidade que deve estar sendo vivenciada na infância,