Gimnospermas
Biologia
Gimnospermas
Aparecida de Goiânia
2014
Trabalho desenvolvido durante A disciplina de biologia como
Parte da avaliação referente ao
3° bimestre Prof:
Aparecida de Goiânia
2014
Introdução
Neste trabalho iremos fala um pouco sobre gimnospermas e suas características que são resentam frutos; Podem existir plantas que são femininas e masculinas ao mesmo tempo, chamadas de monoicas (Pinus sp.), e as que têm sexos separados, que são chamadas de dioicas (araucárias); apresentam vasos condutores; suas sementes são nuas.As gimnospermas marcam evolutivamente o aparecimento das sementes como consequência da heteroporia, que é a produção de dois tipos de esporos, um masculino e outro feminino.São plantas traqueófitas, pelo fato de possuírem vasos condutores do tipo xilema e floema.Outro aspecto típico das gimnospérmicas, principalmente das coníferas, é a produção de resina, que as protege do ataque de insetos e fungos. Todas as plantas gimnospérmicas são terrestres, e embora apresentem tamanhos variados são sempre árvores ou arbustos.
Desenvolvimento
Características das sementes
A semente pode ser entendida como uma espécie de "fortaleza biológica", que abriga e protege o embrião contra desidratação, calor, frio e ação de certos parasitas. Além disso, as sementes armazenam reservas nutritivas, que alimentam o embrião e garantem o seu desenvolvimento até que as primeiras folhas sejam formadas. A partir daí, a nova planta fabrica seu próprio alimento pela fotossíntese.
Origem e diferença dos órgãos de pólen
A polinização nas gimnospermas consiste na transferência do pólen diretamente para a micrópila do óvulo, que não se encontra protegido dentro do ovário. A adesão direta à micrópila, que ocorre graças a um fluido pegajoso secretado pelo óvulo, se deve ao fato da ausência de estigma e estilete nos “carpelos”