Comunicação
Intertextualidade é a criação de um texto a partir de um outro texto já existente. Dependendo da situação, a intertextualidade tem funções diferentes que dependem muito dos textos/contextos em que ela é inserida. Ela se apresenta explicitamente quando o autor informa o objeto de sua citação ou implicitamente, quando a indicação é oculta. Nesse último podemos entender a importância do repertório do leitor (conteúdo cultura e/ou acadêmico) , faz toda a diferença no momento de reconhecer e compreender as intertextualidades seja através de um texto, uma imagem ou uma música.
Processos comuns de intertextualidade
Paráfrase –relação intertextual entre dois ou mais textos, onde o texto fonte é retomado pelo texto derivado, de tal maneira que muito do original é mantido.
Estilização – relação intertextual onde ocorre uma mistura entre o que é original e os comentários incluídos, sem alterar o sentido do texto original.
Paródia – Forma de apropriação que, em lugar de endossar o modelo retomado, rompe com ele, sutil ou abertamente. Reforma o sentido original do texto.
Intertextualidade na prática profissional do curso
Gestão Negócios Imobiliários - Através da intertextualidade desenvolverei a capacidade de organizar conhecimentos, transmitir ideias, informações e opiniões em situações comunicativas.
Processos Gerenciais – entendo que a intertextualidade ajudará na capacidade de dialogar utilizando várias fontes de informação.
O Indivíduo e o Grupo na Organização I
O Lider e a Liderança
A liderança é o processo social onde as relações se estabelecem por meio das pessoas e das influências que exercem umas nas outras. É um processo de influência que afeta a interpretação dos eventos pelos seguidores, a escolha dos objetivos, a motivação dos seguidores para cumprir os objetivos, a manutenção das relações de cooperação e do espírito de equipe, e a obtenção de apoio e cooperação de pessoas