Trabalhos
1. Qual a importância de se conhecer a história da Psicologia?
É a partir da interpretação da historia da psicologia que vamos compreender os processos históricos de todas teorias psicológicas precisamos conhecer o passo a passo desses surgimento e do seu desenvolvimento ao correr do tempo
2. Quais as condições econômicas e sociais da Grécia Antiga que propiciaram o início da reflexão sobre o homem?
O povo Grego foi o mais evoluído nessa época. Uma produção minimamente planejada e bem-sucedida permitiu a construção das primeiras pólis. A manutenção dessas cidades necessitava de mais riquezas, as quais alimentavam também o poderio dos cidadões. As riquezas geraram crescimento e este crescimento pedia soluções práticas para a arquitetura, para a agricultura e para organização social. Isso nos mostra os avanços na Física, na Geometria e na Teoria Política.
3. Quais as contribuições fundamentais para a Psicologia apontadas nos textos de Sócrates, Platão e Aristóteles?
Sócrates: Sua Principal preocupação era com o limite que separa o homem dos animais. Desta forma, postulava que a principal característica humana era a razão.
Platão: Tinha como objetivo um “lugar” para a razão no nosso próprio corpo. Definir esse lugar como sendo a cabeça, onde se encontra a alma do homem.
Aristóteles: Contribuiu inovando ao postular que a alma e corpo não podem ser separados. Para Aristóteles, a psyché seria o principio ativo da vida. Tudo aquilo que cresce, se reproduz e se alimenta possui a sua psyché ou alma.
4. Com a hegemonia da Igreja, na Idade Média, qual a contribuição de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino para o conhecimento em Psicologia?
Santo Agostinho:
Fazia uma cisão entre alma e corpo. Porém, para ele, a alma não era somente a sede da razão, mas a prova de uma manifestação divina humana. A alma era imortal por ser o elemento que liga o homem a Deus.
São Tomás de Aquino:
Considera que o homem,