Comunicação
1. Faça uma tabela em Excel com os quatro fatores possibilitadores da polissemia descritos acima e forneça pelo menos 5 exemplos de cada um. Compare com os exemplos de toda a turma da seguinte forma: Atribua 10 pontos para cada exemplo seu que seja diferente daqueles de toda a turma e 5 pontos para todos os que tenham encontrado um exemplo igual fornecido por outro participante. Vejamos quem é FERA!
2. Reescreva as frases abaixo alterando o sentido das palavras em negrito, de conotativo para denotativo ou vice-versa.
a. Ele tem um coração de pedra.
b. A política nacional é um verdadeiromar de lama.
c. O céu estrelado do sertão é maravilhoso.
d. Dois dedinhos d'água, por favor.
e. Nossa, você viu como a Gilda está uma bola?! 3. Dê o significado das expressões abaixo, em que a palavra sublinhada não é usada em seu sentido denotativo, mas figurativo, remetendo a ideia que se conhece dessas ações.
a. Joana jogou a toalha! Não vai mais participar do campeonato.
b. Marcos sempre puxa o tapete dos seus colegas.
c. Valéria enfiou o pé na jaca!
d. Você parece que vive no mundo da lua! 4. Acesse o site http://blogs.abril.com.br/jornaloporao/2010/03/expressao-idiomatica.html e conheça a origem histórica de algumas expressões, inclusive de "ter culpa no cartório". Compartilhe com a turma. 5. Esta música ilustra muito bem o duplo sentido criado pela polissemia. No vídeo do YouTube a ilustração só adiciona ainda mais 'tempero' a ela. Explique por que motivos. 6. Faça uma pesquisa no Google ou em qualquer outro site de busca acerca de músicas de duplo sentido. Escolha uma e compartilhe com colegas ou com a turma toda. 7. Considerando o trecho abaixo: Reunião
- Secretária, marque uma reunião para sexta-feira.
- Sim, senhor!... Sr. diretor, sexta é com "x" ou com "s"?
- É com... Hmmm. Marque para quinta-feira. A partir do texto, é possível dizer que: I. A secretária não sabe se escreve "cexta" ou "xesta".