comunicação
Apresentamos as vantagens e desvantagens das diversas energias renovaveis existentes no mundo. As energias renováveis são virtualmente inesgotáveis.
Diz-se que uma fonte de energia é renovável quando não é possível estabelecer um fim temporal para a sua utilização. É o caso do calor emitido pelo sol, da existência do vento, das marés ou dos cursos de água. As energias renováveis são virtualmente inesgotáveis, mas limitadas em termos da quantidade de energia que é possível extrair em cada momento.
As energias renováveis caracterizam-se pela capacidade que têm de se regenerar e, como tal, serem virtualmente inesgotáveis e ainda por respeitarem o ambiente. Ambas as propriedades constituem a sua principal diferença face às energias tradicionais.
Vantagens e Desvantagens das Energias Renovaveis
Constituem energias renováveis, por exemplo, a solar, a eólica, as ondas e a hidráulica. Todas elas, para além da sua presença ilimitada sobre a Terra e da sua inocuidade face ao meio ambiente, têm uma origem comum: o sol. Para além destas, são ainda renováveis a biomassa, energia geotérmica e a das marés, que não dependem directamente do sol.
O sol é o responsável directo pela energia solar (fotovoltaica e térmica), mas está também na origem da energia eólica, ao provocar as diferenças de pressão que dão origem ao vento e à energia das ondas. O sol contribui também para o desenvolvimento da matéria orgânica de origem biológica (biomassa) e é o principal agente dos ciclos da água.
Estas podem ser classificadas em primárias e em secundárias.
As Fontes Primárias: – são aquelas que ocorrem na natureza, e que nessa forma são utilizadas pelo homem – Ex: Sol, água ( mar e rios); vento; petróleo; gás natural; urânio; etc.
As Fontes Secundárias: – são obtidas a partir de outras, após transformação – Ex: electricidade; gasolina; gasóleo; etc.
.
VANTAGENS Energia Renováveis
Podem ser consideradas inesgotáveis à escala humana