comunicação
O Adãozinho, meu cumpade, enquanto esperava pelo delegado, olhava para um quadro, a pintura de uma senhora. Ao entrar a autoridade, e percebendo que o cabôco admirava tal figura, perguntou: "Que tal? Gosta desse quadro?"
E o Adãozinho, com toda a sinceridade que Deus dá a um cabôco da roça: "Mas, pelo amor de Deus, hein, dotô! Que muié feia! Parece fiote de cruis-credo, parente do Deus me livre, mais horríver que briga de cego no escuro."
Ao que o delegado não teve como deixar de confessar, um pouco secamente: "É minha mãe." E o cabôco, em cima da bucha, não perde a linha: "Mais, dotô, inté que é uma feiúra caprichada." (BOLDRIN, 2004 - adaptado).
Por suas características formais, por sua função e uso, o texto pertence ao gênero
Escolher uma resposta.
a. reportagem, pelo registro impessoal de situações reais.
b. crônica, pela abordagem literária de fatos do cotidiano.
c. relato, pela descrição minuciosa de fatos verídicos.
d. depoimento, pela apresentação de experiências pessoais.
e. anedota, pelo enredo e humor característicos.
Question2
Notas: 1
Observe opequeno glossário abaixo, que contém algumas das abreviações mais usadas nalinguagem da internet, conhecida como “internetês”. bjs : beijos. blz : beleza. fds : final de semana. flw : falou. fmz : firmeza. kd : cadê. ñ : não. net : internet. pq : porque. q : que. tb : também. tc : teclar. vc : você.
Assinale a alternativa que apresenta argumento em defesa da utilização do internetês.
Escolher uma resposta.
a. “Muitas pessoas veem no internetês – essa espécie de ‘língua’ oficial dos jovens conectados – um mal iminente, à espreita para corromper a forma padrão do idioma e tornar o patrimônio da língua uma grande sala de bate-papo, repleta de flw [‘falou’], blz [‘beleza’] e demais abreviações que, em geral, os adolescentes usam para comunicar-se.” (Edgard Murano)
b. “Apenas para se ter uma ideia da quantidade de informações veiculada por