Comunicação
PRODUÇÃO TEXTUAL
produção textual
INTRODUÇÃO
Em cumprimento a solicitação do professor Marcelo Silveira, da disciplina.
Comunicação e linguagem, este trabalho aborda sobre os gêneros textuais e têm por objetivo pensar os textos técnicas como gêneros, em ser conteúdo e estrutura.
Para desenvolvê-lo segui o roteiro proposto pelo professor, iniciando coma leitura dos textos técnicos: requerimento, declaração e procuração. Em seguida realizei a leitura do livro e internet para descrever a estrutura de cada texto e comentá-los.
Segundo Luiz Antonio Marcurchi (2001,os gêneros textuais surgem, situam-se funcionalmente nas culturas em que se desenvolve. Caracterizam-se muito mais por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais do que por suas peculiaridades lingüísticas estruturais. Assim, podemos afirmar que o gênero é uma unidade sociocomunicativa, sendo intencionalmente usados em um contexto, tornando-o dependendo das práticas sociais e das práticas discursivas em que é construído.
ANÁLISE
DECLARAÇÃO
Abertura (identificação da entidade declarante)
Encadeamento-(identificação da pessoa que solicita a declaração e objetivo da mesma)
Fecho- (local data e assinatura do declarante).
PROCURAÇÃO
O texto é iniciado com identificação e qualificação do outorgante e o outorgado. Os poderes, a finalidade, o prazo de validade da procuração são expressos de forma precisa. A conclusão do texto contém a localidade, a data e a assinatura.
REQUERIMENTO
É necessário cumprir as regras composicionais que o estrutura.
Vocativo - deverá constar-se do nome do destinatário, seguindo do pronome de tratamento a que lhe for favorável e o cargo de ocupação.
Corpo do requerimento-é fator essencial de todos os dados do requerimento, tais como, nome completo, RG, CPF, nacionalidade e estado civil, como também destacar o motivo principal da referida solicitação seguida de uma fundamentação legal e documento