COMUNICAÇÃO X TEMPO
A inexistência de comunicação ou a existência de uma comunicação pouco eficiente e eficaz está entre os grandes problemas para empresas e pessoas. Você já analisou quanto tempo perdemos com o desgaste e o retrabalho quando não há uma comunicação apropriada?
Esse questionamento é essencial para analisarmos correções simples que podem trazer grandes ganhos tanto para atividades industriais, comerciais ou no âmbito pessoal. Gaps na comunicação podem ser responsáveis por gerar prejuízos financeiros ou prejuízos emocionais, este último muito mais prejudicial do que o primeiro, visto que, será necessário abdicar de vários fatores para curá-lo.
Estudos apontam que pelo menos 60% dos problemas internos de uma empresa são decorrentes da má comunicação, e a mesma é fator primordial para que pessoas e equipes estejam motivadas.
Feita essa análise, percebemos a importância deste tema, que muitas vezes não é considerado em avaliações institucionais e auto avaliações. Este trabalho apresenta a proposta de mensuração de prejuízos advindos de problemas na comunicação, além disso objetiva transmitir praticas para qualificar a comunicação.
2 A COMUNICAÇÃO
O Conceito de comunicação é múltiplo e de grande amplitude. O termo tem sua origem etimológica do latim "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum". Através da comunicação, seres humanos e animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.
Um dos primeiros autores a se dedicarem ao assunto foi Charles Cooley, que defendeu o conceito de que comunicação é “o mecanismo através do qual existem e se desenvolvem as relações humanos”.
Desde o princípio dos tempos, a comunicação foi de importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento. O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que