Comunicação Interna - Escritório Indústria Salineira
1 INTRODUÇÃO
O processo de comunicação interna nas organizações sofre diversas mudanças devido às formas como as pessoas se comunicam, seja ela formal ou informal, em decorrência dessas mudanças, nota-se uma grande probabilidade de ocorrerem falhas no mesmo, o que pode ocasionar interpretações diferentes à mensagem que se deseja transmitir, além de gerar conflitos que podem comprometer a execução das tarefas e os resultados a serem alcançados pela organização, prejudicando o seu desempenho.
A organização, deve então agir de maneira a educar os seus colaboradores sobre como se comunicar da forma mais favorável e também sobre qual meio deve ser utilizado em situações específicas, onde a interpretação da mensagem é primordial para a execução das tarefas corretamente.
O estudo da comunicação interna será feito na área administrativa da Salinor
– Salinas do Nordeste S/A na filial da cidade de Macau no estado do Rio Grande do
Norte. Serão analisadas as deficiências existentes na comunicação entre os funcionários de um mesmo setor e entre funcionários de setores diferentes, com o objetivo de possibilitar um entendimento sobre como esses processos podem interferir no desempenho da empresa.
Relacionando
a
comunicação
interna
ao
desenvolvimento
de
uma
organização, pode se perceber a necessidade de um certo cuidado ao codificar as mensagens procurando explicá-las com precisão, fazendo com que o receptor às entenda como desejado. Quando isto não ocorre, o desempenho da empresa pode ser prejudicado, causando problemas sérios à sua integridade, tais como prejuízos financeiros, perda de clientes, desperdício de materiais, mão-de-obra desnecessária, conflitos interpessoais, entre muitos outros problemas.
No entanto todos os profissionais devem trabalhar para que as possíveis deficiências sejam superadas, promovendo cada vez mais a educação dos funcionários e implantação de novas tecnologias, para que haja uma boa
comunicação