Comunicação e sociedade
É através da comunicação que as pessoas interagem entre si e se tornam integrantes de uma sociedade. O homem é um ser social, não sabe viver isolado e precisa interagir com outros homens. É por meio dessa interação que ele busca se autoconhecer e conhecer o próximo.
Desde os primórdios, o homem sentiu a necessidade de se comunicar com seus semelhantes, e aos poucos foi evoluindo sua linguagem dos grunhidos e gestos à escrita e à fala. Através dessa comunicação, ele captou e guardou informações e assim, atingiu níveis de consciência, melhorando seu convívio social.
A partir desse contato inicial com a sociedade, o ser humano foi moldando seu caráter, onde uma das capacidades desenvolvidas é exatamente a capacidade de se socializar. Por isso dizemos que o homem é um ser que se relaciona, e só pode se realizar como pessoa quando for capaz de conviver harmoniosamente com seus semelhantes.
Quanto mais relacionável o homem for, mais possibilidade de aprendizado, de crescimento, de utilidade e de aperfeiçoamento de viver em comunidade ele terá. O ser humano é um ser social e depende direta ou indiretamente dos outros. Essa dependência se estabelece através da comunicação.
Não há sociedade sem a troca de informação. É por meio da comunicação que os indivíduos assimilam suas culturas, suas maneiras de agir e pensar em sociedade. Com a evolução do homem, a nossa linguagem também foi evoluindo. Descobrimos novos meios de nos comunicarmos, através de jornais, revistas, televisão, rádio, proporcionando assim o fenômeno de comunicação em massa, onde uma mesma mensagem pode ser transmitida ao mesmo tempo para várias pessoas.
Hoje a internet é um dos meios de comunicação mais conhecidos e utilizados por todos aqueles que têm acesso. É a forma mais moderna de mantermos contato com outras pessoas, de nos informarmos sobre notícias de todo o mundo em tempo real navegando pelos sites e redes sociais.
Muitos dizem que os antigos meios de comunicação,