COMUNICAÇÃO E MÍDIA
Nome: Kamila Cristina Oriol da Silva Data: 10/06/2013
Curso de Comunicação Social
Introdução
A presente Análise Semiótica pretende ressaltar, usando como paradigma teórico a contribuição de Algribas Greimas, o nível profundo e de superfície do artigo intitulado Ação conjunta para reduzir a criminalidade em Minas e Espirito Santo, publicada no jornal Diário do Rio Doce, em 08/06/2013. O nível profundo e textual será analisado sob o ponto de vista estrutural, com destaque para o Plano de Expressão de alguns fragmentos. Este enfoque servirá como ponto de partida para a análise de superfície, onde o conteúdo se manifesta. Para tanto, estaremos refletindo a respeito dos sete principais conceitos que servem de base para uma análise desta natureza, a saber: Narratividade (enunciação), Performance do Sujeito, Competência do Sujeito, Percurso Narrativo, Actantes, Figuras e Papeis Temáticos.
Desenvolvimento
Inicialmente poderemos citar como exemplo de SOLETRAÇÃO, a interdependência das seguintes palavras criminalidade, mandados de busca, policia, trafico de drogas, revolver. Podemos observar que o SINTAGMA policiais está interligado ao SINTAGMA criminalidade formando, desta forma, um tecido de estruturas significativas. Do ponto de vista PARADIGMÁTICO existem sentidos e significações que extrapolam o texto remetendo o leitor a uma outra esfera de enunciações e comparações. A INTERPRETAÇÃO do conteúdo em um plano extratextual aponta para uma enunciação oculta, escamoteada na estrutura superficial e imediata do artigo em análise.
A reprodução do SENTIDO está conectada ao Plano de Expressão significante, onde a musicalidade e sonoridade na combinação de FONEMAS remetem a um cuidado formal e podem ser atestada nos GRAFEMAS operação, repressão, munições no parágrafo dois.
No que diz respeito ao PLANO DE CONTEÚDO enquanto SUBSTÂNCIA da estrutura pode citar alguns vocábulos e suas