Comunicação e Markting
DE
PROJETOS
SOCIAIS
ELABORAÇÃO DE
PROJETOS SOCIAIS
Thereza Christina Holl Cury
Professora
de Filosofia graduada pela Faculdade de
Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
37
A ÉTICA NOS DÁ O SENTIDO
O
novo paradigma de elaboração, implementação e avaliação de projetos sociais exige a busca de uma maior racionalidade nas ações e resultados, bem como de novos e modernos instrumentos que dêem conta dessas novas exigências.
Perpassando o novo paradigma de desenvolvimento social, encontramos uma idéia reguladora que organiza e sustenta esse processo, delimitando-o em seu sentido e em seus fins.
Otimizar recursos, melhor controlar e avaliar resultados, ter clareza de compromissos e responsabilidades para avançar na efetividade de nossos resultados não tem um fim em si, mas é fruto das exigências trazidas pelo compromisso ético, subjacente a toda e qualquer ação que se queira transformadora no campo social.
A dimensão técnica – maior competência na busca de conteúdos e de estratégias que nos permitam aferir resultados eficientes e eficazes – não é suficiente. Existe uma outra dimensão, a ético-política, que importa ressaltar, a qual organiza e sustenta esse processo, delimita-o em seu sentido e em seus fins, pois atuar na esfera pública1, coletiva e social exige, antes de mais nada, um compromisso com a efetividade e, para isso, é preciso que tenhamos uma visão crítica que questione, a todo momento, o sentido desse nosso agir.
É preciso termos clareza da importância da dimensão ética como responsabilidade de um Estado democrático e de uma sociedade civil organizada na busca conjunta de uma esfera pública cada vez mais fortalecida e ampliada.
GESTÃO
DE
PROJETOS
SOCIAIS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS
PROJETOS
Várias são as maneiras de abordar as questões ligadas ao planejamento de um projeto social. Vamos