metodos quantitativos
0,2 em 0,2 pontos
Uma empresa tem um estoque de matéria prima de 10 toneladas de chapas de aço. Ela mudou seu processo de produção reduzindo perdas e otimizando a estrutura do produto, o que a levou a gastar apenas 200 quilos de matéria prima por unidade produzida. Também alterou sua política de estoque de segurança, reduzindo-o para 2 toneladas (quer manter sempre 2 toneladas em estoque para eventualidades). Nestas novas condições, até quantas unidades podem ser produzidas, sem necessidade de novas compras de matéria prima?
Resposta
Resposta Selecionada: a.
40
Resposta Correta: a.
40
Feedback da resposta:
Você deve considerar que a sobra restante da produção deve ser maior que 2 toneladas e a inequação resultante disto é: 10 – 0,2p >= 2. Logo a empresa pode produzir até 40 unidades. Cuidado com a conversão das unidades de peso (toneladas para quilos ou o contrário).
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Na montagem de dois produtos distintos, produto GKC consome uma unidade eletrônica e duas unidades mecânicas. O produto CLH consome uma unidade eletrônica, mas 4 unidades mecânicas. Considerando o estoque de 8 unidades eletrônicas e 22 unidades mecânicas, quantos produtos do tipo GKC e CLH podem ser produzidos de forma a se utilizar integralmente o estoque?
Resposta
Resposta Selecionada: d.
3 CLH e 5 GKC.
Resposta Correta: d.
3 CLH e 5 GKC.
Feedback da resposta:
A questão é resolvida percebendo-se que o total de unidades eletrônica corresponde ao total geral de produtos. Isto elimina duas opções: as alternativas onde isto não ocorre (2 alternativas). Mas cada produto CLH consome com 4 unidades mecânicas e cada produto GKC consome 2 unidades mecânicas. Então podemos montar a equação: 4 CLH + 2 GKC = 22. Se usarmos a outra equação, correspondente ao raciocínio inicial (GKC + CLH = 8), nós teremos uma sistema de duas equações, com duas incógnitas. Isto resolvido nos levará a 3 CLH