Relatório Química
1. Quais os tipos de soluções existentes? Cite um exemplo de cada.
Soluções sólidas (sólido-sólido): São formadas apenas por solutos e solventes sólidos. Os principais exemplos desse tipo de solução são as ligas metálicas, como a produzida através da mistura homogênea de estanho e cobre, resultando em uma liga de bronze.
Soluções líquidas: Essas soluções possuem o solvente líquido e os solutos podem ser sólidos, líquidos ou gasosos:
Soluções líquido-líquido: Tanto soluto quanto solvente são líquidos. Um exemplo é a água oxigenada, uma mistura entre água e peróxido de hidrogênio.
Soluções sólido-líquido: O solvente é líquido e o soluto é sólido. Um exemplo é a mistura entre água e sal.
Soluções gás-líquido: O solvente é um líquido e o soluto é um gás. Um exemplo se trata do refrigerante, pois possui gás carbônico dissolvido.
Soluções gasosas (gás-gás): São formadas apenas por solutos e solventes gasosos, uma mistura formada somente por gases. O principal exemplo é o ar atmosférico, cuja composição é de aproximadamente 78% de Nitrogênio, 21% de Oxigênio e 1% de diversos outros gases.
Soluções moleculares: São soluções que possuem solutos moleculares que se dissolvem apenas em água e geram uma solução que não conduz eletricidade, ou seja, não eletrolítica. Por exemplo, o açúcar é molecular e, junto à água não formam íons.
Soluções iônicas: São soluções eletrolíticas, ou seja, conduzem eletricidade. Elas podem sofrer dissociação iônica, em que íons são separados e ficam no meio aquoso (exemplo: sal de cozinha na água) ou podem sofrer ionização, em que solutos moleculares reagem com a água e originam íons que permanecem no meio aquoso (exemplo: cloreto de hidrogênio dissolvido em água).
2. Defina:
a) Titulação: É um processo para a determinação da concentração de uma solução mediante a utilização de uma solução padrão de concentração conhecida, contida numa bureta, em que se adiciona à solução em análise. Feito isso, as duas soluções