Comunicação e linguagem
BACHARELADO ADMINISTRAÇÃO
JANE CLEIDE PEREIRA BARBOSA SILVA
MARLOS CÉZAR ALVARES
MEYRIELE DA SILVA LINS
MINERVINA OLIMPIO BEZERRA
SARA COSTA MELO DE OLIVEIRA
COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
Arapiraca
2010
JANE CLEIDE PEREIRA BARBOSA SILVA
MARLOS CÉZAR ALVARES
MEYRIELE DA SILVA LINS
MINERVINA OLIMPIO BEZERRA
SARA COSTA MELO DE OLIVEIRA
comunicação e linguagem
Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Comunicação e Linguagem.
Prof. Marcelo Silveira
Arapiraca
2010
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir demonstra três modelos de textos administrativos, para tanto faz-se necessário o conhecimento teórico a cerca dos textos escolhidos para as análises ao qual estão sendo dirigidas.
Saber as diferenças entre eles, o motivo pelo qual são utilizados no cotidiano do administrador, torna esta pesquisa agradável, pois a cada momento que realizamos tais experiências aprendemos de forma significativa a realidade dos administradores de instituições. Esta pesquisa nos leva a conhecer os diferentes tipos de textos existentes e nos faz identificar se eles estão bem agrupados com coerência e coesão, e se possibilita fácil entendimento para o receptor.
Comunicação e Linguagem
Os modelos de textos administrativos escolhidos pelo grupo foram: Ata, Declaração e Circular.
Conceito de ATA:
Ata, é o resumo escrito dos fatos e decisões de uma assembléia, sessão ou reunião para um determinado fim.
NORMAS
De acordo com suas normas, geralmente as atas são transcritas a mão pelo secretário, um livro próprio, que deve conter um termo de abertura e um termo de encerramento, assinados pela autoridade máxima da entidade ou por quem receber daquela autoridade delegação de poderes para tanto, esta também deverá numerar e rubricar todas as folhas do livro.
Como a ata é um documento de valor jurídico, deve