Comunicação e linguagem
Este trabalho tem como objetivo apresentar três textos da Redação Comercial, a ata, a carta e o memorando, analisando, descrevendo a estrutura de cada um deles, exemplificando e comparando-os.
Escolhi falar sobre a ata, a carta e o memorando porque eles possuem estruturas semelhantes:
A ata é o registro escrito do que se passa ou do que se passou numa reunião, assembléia ou convenção. Seus elementos básicos são dia, mês, ano, hora e local da reunião; relação e identificação dos presentes; pauta e fecho.
A carta é o documento empregado como meio de comunicação formal entre duas empresas, ou uma empresa e uma pessoa (ou vice-versa). Seus elementos básicos são cabeçalho, localidade e data; forma de tratamento adequado; destinatário; texto; fecho e assinatura.
O memorando é o documento utilizado para fazer a comunicação interna dos órgãos. Seus elementos básicos são cabeçalho, localidade e data; nome do documento, sigla, número e ano; texto; fecho e assinatura.
ANÁLISES
Ata é todo aquele documento que registra; lavra o assunto da reunião.
As atas são escritas em livro especial, cujas páginas são numeradas e rubricadas. É sempre feita em parágrafo único, embora nela se trate de assuntos diferentes.
Não se admitem rasuras ou riscos. Em caso de engano usam-se as expressões corretivas, ”aliás”, “digo” e, logo a seguir, deve-se escrever a palavra certa.
A ata compõe-se de:
1. Início – coloca-se o número da ata, a natureza da reunião, hora, dia, mês e ano escritos por extenso, relação e identificação das pessoas presentes
2. Desenvolvimento – ordem do dia ou pauta e de forma ordenada se resume todos os fatos e decisões da reunião
3. Conclusão – encerramento, fecho da ata, de forma padronizada.
A seguir apresento um exemplo.
Ata da 6ª reunião de diretores, realizada aos quinze dias de maio de mil novecentos e noventa e nove, às vinte horas, na sede da Indústria Farmacêutica S/A, quilômetro vinte da Raposo Tavares, São Paulo,