Comunicação e linguagem
. Pedagogia é uma reflexão sobre o educativo, é uma orientação para a prática educativa, é uma direção de sentido das práticas de formação humana a partir de objetivos e valores que se põem à humanização das pessoas numa sociedade concreta. Ela se refere não apenas ao “como se faz”, mas, principalmente, ao “por que se faz”, de modo a orientar o trabalho educativo para as finalidades sociais e políticas almejadas pelo grupo de educadores. Uma visão crítica da Pedagogia assume que ter uma atitude pedagógica é dar uma direção de sentido, um rumo, às práticas educativas, de modo que a toda modalidade de prática educativa corresponda uma pedagogia. Se a educação física não tiver esse caráter pedagógico ela é inútil como prática educativa.
Trata-se, portanto, de entender a pedagogia como prática cultural, forma de trabalho cultural, que envolve uma prática intencional de produção e internalização de significados. É esse caráter de mediação cultural da pedagogia que faz viabilizar várias modalidades e formas institucionais de educação, entre elas a educação escolar. Todo educador físico, onde quer que esteja e seja qual for sua modalidade de trabalho e de militância, é um pedagogo.
2. Pedagogizar a ciência significa fazer transposição didática. Transposição didática é a conseqüência prática da pedagogização da ciência. Transposição didática significa que temos o saber sábio que reúne os conteúdos científicos e culturais da educação física e temos o saber selecionado e organizado para ser ensinado, para ser apresentado aos alunos. Em resumo, transposição didática significa a ciência transformada em matéria de estudo para ser aprendida e reconstruída pelos alunos. Na condição de pedagogos, de professores, não podemos tomar a disciplina, a ciência, formulada na ótica dos especialistas e despejar isso aos alunos. Fazendo assim, não estamos fazendo “educação” física.
Isso significa que um saber da educação física, para se tornar acessível,