Engenhariamecanica
Antes de falar um pouco sobre o que vi no filme Zeitgeist e a minha opinião, recomendo antes a leitura desse artigo onde explicamos o que é um trade-off, caso você ainda não tenha uma compreensão sobre o termo.
Por que nós trabalhamos tanto? Por que a maioria da população está sempre endividada? Por que a preocupação com o meio ambiente não vira realidade? Por que um evento como a Rio +20 não traz resultados concretos ? Por que continuamos a usar a energia baseada em combustíveis fósseis quando outras opções mais baratas e menos poluentes já estão disponíveis? Por que os países da América Latina têm governos tão corruptos? Porque as desigualdades entre as nações ricas e pobres se torna mais acentuada a cada ano?
O filme Zeitgeist poderá te ajudar a responder essas questões e entender porque certas tecnologias consideradas mais limpas e sustentáveis não conseguem ser colocadas em prática. Hoje pensamos que estamos numa sociedade livre e democrática, mas na verdade não é bem assim, as amarras e correntes desse novo modo de exploração estão presentes nos empréstimos, nos juros e nos impostos, com o uso direto ou indireto da mídia de massa.
Fica claro que com um sistema de maximização de lucros, em curto prazo, a preocupação com o meio ambiente é praticamente zero, a exemplo da Texaco (conforme citado no filme) que as escondidas, no Ecuador, despejava resíduo industrial sem o tratamento devido, o objetivo era ser sustentável? não, apenas maximizar o lucro. Maximiza-se o lucro individual, mas o planeta em sua totalidade perde no longo prazo.
O filme também traz uma proposta de nova sociedade, ele não é como a maioria dos filmes que apenas expõe um problema e te deixa refletir sobre. No final são apresentadas algumas ações que você poderá executar para contribuir para que esse sistema velho perca força.
Nós que somos da Engenharia de Produção, desde cedo nas universidades,