argumentos contra energia nuclear
1 O brasil possui um grande potencial hidrelétrico a ser explorado podendo ser até 3 vezes o atual 65% do potencial a ser aproveitado encontrase na região norte
Para que 80% desse potencial seja explorado é necessário apenas o alagamento de 0,5% da região levandose em consideração as médias de KW instalado por área alagada
Além disso o sistema hidrelétrico possui uma quantidade de energia secundária não explorada r de aproximadamente 25%. Desses 25% seria possível aproveitar de forma a não comprometer o sistema cerca de 10% dando a um incremento de 8 GW ao sistema. Quando em periodos de cheia a capacidade de geração do sistema pode aumentar havendo quantidades ainda maiores de energia secundária. Energia secundária é a energia disponível no sistema não utilizada em períodos de baixa demanda com o passar do dia. Altenativa Utilização de processo de eletrolise para obtenção de hidrogênio, podendo ser aproveitado em centrais termoelétrica ou convertido em energia com celulas de hidrogênio, ou como insumo para produção de fertilizantes(melhor opção).
2 Energia nuclear assim como energia fóssil é um recurso finito. Acreditase que a disponibilidade da energia nuclear seja muito grande e possa ser usada como substituição ao combustivel fóssil porém isso é fruto de uma interpretação de dados equivocada. “Estoque para gerar energia em reatores nucleares chega a 7,1 bilhões de toneladas. Segundo a Agência Internacional de Energia, as reservas identificadas podem suprir a demanda atual por um século.”
(http://exame.abril.com.br/economia/noticias/os10senhoresmundiaisdouranionomundo?p=
1)
“As reservas globais de petróleo provadas atingiram 1.668,9 bilhões de barris no final de 2012, quantidade suficiente para garantir exatos 52 anos e 9 meses de produção mundial de energia.
Os dados são da edição 2013 do relatório estatístico anual