comunicação e linguagem
a.)
Emissor – alguém que transmite a mensagem. Receptor ou destinatário – a quem a mensagem se dirige.
Mensagem – a informarão que se pretende transmitir. Código – um conjunto comum ao emissor e ao destinatário formado de elementos e regras que permitem o entendimento da mensagem. Referente – o assunto, a situação que envolve o emissor e o destinatário e o contexto lingüístico que envolve a mensagem. Canal – o meio físico para transmitir a mensagem e a conexão psicológica que leve ao destinatário a se interessar no que lhe transmite o emissor e a procurar a entender a mensagem transmitida.
Nesse texto o autor é o emissor ,pois ele é que transmite a mensagem ao destinatário que nesse caso é o leitor ,que recebe a ideia concreta ,estatica,de uma atividade discursiva .
A lingua e a escrita são o codigo de comunicação utilizado para que o emissor expresse sua mensagem.
b.)
Há predominância da função conativa ou apelativa quando, na linguagem, há, por parte do emissor, o desejo de atuar sobre o receptor, levando-o a uma mudança de comportamento. E isso pode acontecer por meio de uma ordem, um apelo, uma sugestão, uma súplica.
Trata-se, portanto, de uma função usada quando se pretende atrair a atenção do receptor e influenciá-lo a receber a mensagem.
Na função apelativa, os verbos aparecem no modo imperativo e os vocábulos são cuidadosamente escolhidos a fim de envolver o receptor.
Em vários momentos do texto, o emissor dirige-se diretamente ao destinatário, procurando influenciar sua maneira de ser e de agir. Prova disso são os imperativos "ouça", "espere", "venha", "deixe", "brinque", "faça", "aja". Nesses momentos prevalece a função conativa ou apelativa.
Atenciosamente ,Gilmar.