o capote
INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
CURSO DE DIREITO
CAMPUS PARAÍSO
Atividades Práticas Supervisionadas
O Capote
São Paulo, 15 de junho de 2012.
Turma: DR1A/B68
Alvaro Vilalba Preto
RA: B391HF-9
Patricia Vieira Kawakami
RA: B44IGI-5
Vanessa Dantas Gomes
RA:B27314-C
Índice
1. Da obra
1.1 Do autor
1.2 Resumo (O capote)
2. Analise e discursão sob a luz da disciplina Instituições Judiciarias e
Ética.
3. Analise e discursão sob a luz da disciplina Psicologia Jurídica
4. Considerações finais
5. Bibliografia
1. Da obra
Escrito em 1842 O Capote de Nicolai Vassílievitch Gógol, é considerada a obra prima da literatura russa. É a história de um pobre funcionário público que, a grandes custos, consegue comprar um novo capote e é roubado no mesmo dia em que o inaugura. Segue-se então, uma critica ao sistema e a burocracia russa. Demonstra o que ocorre na sociedade sem ocultar ou distorcer os fatos, descreve a realidade, fala sobre o que está acontecendo de verdade.
1.1 Do autor
Nicolai Vassílievitch Gógol nasce em 20 de março de 1809, na província de
Poltava, atual Ucrânia. Em 1829 muda-se para São Petersburgo e logo publica Serões numa granja perto de Dikanka, reunião de contos inspirados no folclore de sua terra natal. Em 1835 publica mais duas coletâneas: Arabescos e Mírgorod, nesta última incluída a novela Tarás Bulba. No ano seguinte estreia O inspetor geral, sua peça teatral de maior sucesso.
Em 1842, após viajar pela Europa, publica a primeira parte do romance “Almas mortas”. Nesse mesmo ano publica a novela O capote, que exerceria enorme influência sobre diversos escritores russos. Após um período de graves crises existenciais, destrói o manuscrito da segunda parte de Almas mortas, adoece gravemente e, sofrendo constantes delírios, falece em 21 de fevereiro de 1852.
1.2 Resumo
Akaki Akakievich trabalha em uma repartição de Sampetersburgo, cidade russa de clima extremamente