Comunicação e linguagem
COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
2010
comunicação e linguagem
Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Comunicação e Linguagem.
Prof. Marcelo Silveira
2010
INTRODUÇÃO
Existem vários tipos de comunicação: as pessoas podem comunicar-se pelo código Morse, pela escrita, por gestos, pelo telefone, por e-mails, internet, etc.; uma empresa, uma administração, até mesmo um Estado podem comunicar-se com seus membros por intermédio de circulares, cartazes, mensagens radiofônicas ou televisionadas, e-mails, etc.
Toda comunicação tem por objetivo a transmissão de uma mensagem, e se constitui por um certo número de elementos, entre eles: emissor, receptor, código, canal e mensagem. (Heidi Strecker)
Este trabalho tem como finalidade, observar, diferenciar e entender os diversos tipos de correspondência empresarial e como principal objetivo, estudar as diferenças entres os textos escolhidos, com suas respecitivas características e considerações, apresentando brevemente seus fundamentos e aplicações.
Escolhemos três textos diferentes, os quais iremos estudar e com o aprofundamento necessário, aprender suas normas técnicas, bem como o seu desenvolvimento.
Tendo como base, além das tele-aulas da matéria, o livro “Comunicação e Linguagem” (Heidi Strecker, ed. Pearson Education), e “Redação Empresarial: escrevendo com sucesso na era da globalização” de Mirian Gold, amplas pesquisas em sites especializados da internet entre outros materiais.
A comunicação é intrínseca à toda atividade empresarial. É através da comunicação que as informações são processadas dentro das organizações e passam a constituir a base para a tomada de decisões dos Administradores. Além disso, é ela que permite a interação nos ambientes externo e interno das corporações.
No caso da comunicação escrita (que, dentro do ambiente das organizações