Derivativos
Introdução
Este trabalho busca apresentar as teorias sobre derivativos financeiros, que são contratos cujo valor origina de um ativo referência (commodities, taxa de câmbio, taxa de juros, índices, etc.). Seu uso tem como principal finalidade minimizar o risco de volatilidade do valor dos ativos.
Os participantes no mercado de derivativos são os hedgers, especuladores e arbitradores e a importância deles está no fato de estimularem o equilíbrio e a liquidez do mercado.
Existem vários tipos de contratos derivativos, entretanto, neste trabalho, focaremos em quatro tipos: futuros, opções, a termo e swaps. De modo geral, cada um desses contratos é negociado com base na visão futura que os investidores têm sobre o valor dos ativos. Outra característica importante desses contratos é que seu preço e seu vencimento são predeterminados, estando ambos investidores de acordo com seus termos.
Os derivativos são negociados em bolsas de valores organizadas e no mercado balcão. No Brasil a BM&F é a principal bolsa de negociação desses contratos.
Para maior compreensão do assunto, serão apresentados mais detalhes sobre cada um dos mercados derivativos, suas semelhanças e particularidades.
Derivativos
Derivativo pode ser definido como um título financeiro cujo preço deriva do preço de mercado de outro ativo real ou financeiro. De forma mais específica, derivativos são operações financeiras que têm como base de negociação o preço ou cotação de um ativo, o chamado ativo-objeto. Sendo assim, um contrato