Comunicação e imagem
1. O que é uma imagem e qual a sua relação com a representação?
A raiz da palavra imagem vem do latim "imago" e significa a representação visual de um objeto.
Em se tratando de uma representação visual, é aberta uma gama extensa de possibilidades relacionadas a como associaremos o que estamos vendo com o objeto representado. A identificação dessa relação, que nem sempre é óbvia ou direta, acontece dependendo de nossas experiências anteriores, de como fomos ensinados a identificar formas e associar a conteúdos. Dentro dessa subjetividade, entre o que é representado e sua representação, é que moram as opiniões dos autores que serão citados posteriormente.
Segundo JOLY (1996), a imagem nem sempre remete ao visível, e o entendimento dessa imagem depende de quem a produz e de quem a reconhece; portanto, a imagem seria um respectivo do objeto original, observando algumas leis particulares que são captadas e representadas por alguém e (nem sempre) captadas por outro alguém.
A autora também considera que o termo imago do latim também significa máscara mortuária
-usada nos funerais na antiguidade Romana, o que nos leva a considerar o vinculo que a imagem pode ter com a religião. A imagem sendo um instrumento que comunica, se assemelhae até confunde com o que está representando, e desse modo, muitos conflitos religiososforam gerados ao longo dos séculos pela confusão gerada pela adoração da imagem e não dadivindade representada.
Então chegamos na comparação inevitável entre imagem mental e esquema mental: na imagem mental, a partir da descrição de algo, vemos mentalmente esse algo, ou o que imaginamos dele; já no esquema mental, alguns traços visuais básicos são suficientes para reconhecermos um objeto em uma imagem. Basicamente trata-se do modelo perceptivo que temos dele. No texto também é abordado o uso do termo imagem para definir a imagem de algo ou alguém, ou seja, atributos que identificam um objeto, uma