SOM, IMAGEM E COMUNICAÇÃO
Profs. José J. Lunazzi e Daniel S.F. Magalhães
SOM, IMAGEM E INFORMAÇÃO
SOM
O som é o resultado da variação de pressão rápida de um volume de matéria, variação que passa então a se propagar na região que o circunda. Embora um som fortissimo possa até quebrar ou derrubar objetos, o movimento realizado pelo meio é bem pequeno.
Um brinquedo popular mexicano serve para mostrar o princípio:
Brinquedo mexicano: pendurado verticalmente, os elementos dele parecem cair constantemente, no entanto o brinquedo continua no lugar.
Por causa da elasticidade dos materiais, o efeito de qualquer percussão acaba gerando vibrações, que são movimentos periódicos de compressão e expansão. Estes se difundem no meio como uma onda.
No caso do som, tratase das chamadas ondas longitudinais, porque o meio vibra na direção em que a onda se propaga. Ondas transversais surgem em uma corda pois ela tem liberdade de movimento unicamente lateral. Com uma mola podemos ilustrar a maneira de nela gerar os dois tipos de ondas: se a esticamos e deslocamos longitudinalmente um dos elementos para soltálo repentinamente, esse deslocamento passa aos elementos vizinhos. Se no entanto deslocamos o elemento lateralmente ou chacoalhamos a mola vemos a onda transversal acontecendo.
Mola metálica, que exemplifica a propagação de uma onda longitudinal.
Na superfície de um meio como a água a propagação se vê como linhas que viajam se expandindo, e para melhor observálas temos um experimento chamado “Cuba de ondas”.
Cuba de ondas. Com um retroprojetor podemos mostrar a uma sala de aula a formação de ondas na superfície da água.
Colocado sobre um retroprojetor, devido a seu fundo de vidro, podese projetar para uma sala de aula a propagação das ondas na superfície da água. Colocando um obstáculo no caminho da onda podese ver o fenômeno da difração. Informações sobre a cuba de ondas podem ser