2. Definição da Planilha eletrônica e suas características
O presente trabalho tem como objetivo mostrar como utilizamos a planilha eletrônica do MS Excel abordando os principais problemas de matemática financeira e algumas situações que deparamos em nosso cotidiano.
A planilha eletrônica é um programa muito utilizado para efetuar cálculos e elaborar planilhas, gráficos e tabelas, pois suas ferramentas e recursos permitem criar e visualizar de maneira que o usuário entenda e se familiariza com a interface e suas respectivas ferramentas eficientes e práticas.
Entre as planilhas eletrônicas mais utilizadas está a MS Excel do pacote Office da Microsoft, destinados para todos os públicos e ambientes como ambiente profissional, escolar e doméstico pois apresenta uma interface amigável e prático de usar onde facilita aos usuários a efetuar cálculos matemáticos e financeiros como também a criação de planilhas, tabelas e gráficos.
Definição da Planilha eletrônica e suas características
Planilha é o mesmo que tabela. Por tanto, a área de edição de qualquer editor de planilha eletrônica é um quadriculado que é formado de colunas, linhas e células.
O encontro de linhas e colunas se chama célula, ou seja a planilha eletrônica é constituídas de células onde efetuamos os cálculos através das formulas específicas.
A principal função de uma planilha é armazenar dados, cálculo, elaborar bancos de dados, tabelas, gráficos e formas.
A planilha eletrônica do Excel é constituído por conjunto de colunas e linhas, cuja intersecção denominamos de células. Cada célula possui um endereço único ou referência. Por exemplo, a referência da célula da coluna A com a linha 1 éA1.
O Excel possui 256 colunas identificadas por letras de A até IV, e 65.536 linhas.
Podemos digitar dois tipos de dados nas planilhas:
Valor constante: é digitado diretamente na célula e pode ser um texto ou um número com vários formatos (data, hora, moeda, porcentagem, fração ou notação científica).
Fórmula: é uma sequência de valores, referências