Hardware
O hardware, material ou ferramental é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos.
2. Software (definição + exemplos)
O software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos eletrônicos do hardware.
3. Memória (definição)
Memória são todos os dispositivos que permitem guardar dados, temporariamente ou permanentemente.
a. RAM (sigla, para que serve)
Memória RAM é um sistema de armazenamento de dados. RAM significa Random Access Memory, e esta nomenclatura se deve ao fato de que o sistema acessa dados armazenados de maneira não sequencial, ao contrário de outros tipos de memória. A memória RAM é volátil, ou seja, não grava de modo permanente os dados nela contidos. Quando a alimentação do sistema é cortada, tudo que foi guardado é perdido.
b. ROM (sigla, para que serve)
As memórias ROM (Read-Only Memory - Memória Somente de Leitura) recebem esse nome porque os dados são gravados nelas apenas uma vez. Depois disso, essas informações não podem ser apagadas ou alteradas, apenas lidas pelo computador, exceto por meio de procedimentos especiais. Outra característica das memórias ROM é que elas são do tipo não voláteis, isto é, os dados gravados não são perdidos na ausência de energia elétrica ao dispositivo.
c. Auxiliar ou Permanente (para que serve + exemplos)
Memória auxiliar é o componente responsável por armazenar dados permanentemente. Estas memórias auxiliares mantêm os dados guardados mesmo após o desligamento. Exemplos: HD, pendrive.
4. Periféricos
a. Entrada (definição + exemplos)
Basicamente enviam informação para o computador. Exemplos: Teclado, Mouse, Webcam.
b. Saída (definição + exemplos)
Transmitem informação do computador para o utilizador. Exemplos: Monitor, Impressora, Caixas de som.
c. Entrada e Saída (definição + exemplos)
São dispositivos