Trabalho em grupo
Partindo do princípio que um grupo é coeso, as decisões tomadas são enriquecidas com base em perspectivas que são desenvolvidas por cada um dos seus elementos.
Quanto aos objectivos, estes são concretizados com uma maior rapidez e eficácia devido à divisão que é feita das tarefas e á cooperação existente entre os vários elementos do grupo, assim como, pelo reforço positivo relativo aos laços de amizade e sentimentos de segurança que vão sendo criados.
No entanto, como disse, um grupo não se faz de aspectos positivos. Tal como foi referido, as desvantagens também se evidenciam quando se fala em trabalho que envolvem dois ou mais elementos que correm o risco de não partilhar as mesmas ideias e convicções. Sendo assim há grandes probabilidades das tomadas de decisão se tornarem empobrecidas se se constatar que não existe consenso entre os vários membros do grupo na hora de se tomarem decisões e ainda se as decisões forem tomadas pela maioria, o que quer dizer que as minorias não participaram na realização das tarefas e actividades propostas.
Quanto á gestão das opiniões dos vários elementos do nosso grupo pode afirmar-se que todas as opiniões emitidas foram levadas em consideração, centrando-se, apenas, cada elemento na melhor forma de gerir as actividades propostas, tendo em conta as várias opiniões “lançadas na mesa”, em consonância com as várias etapas de construção do portefólio e do grupo, de maneira a tornar exequíveis as iniciativas de cada elemento.
Em relação aos conteúdos dos andamentos, estes foram atractivos e, por este motivo, os membros do grupo sentiram-se integrados numa unidade orientadora a fim da realização das tarefas. Deste modo, podemos