Comunicação e Expressão
SUMÁRIO 1
INTRODUÇÃO 2
COMUNICAÇÃO INTERNA 3
COMO FAZER UM PLANO DE COMUNICAÇÃO INTERNA 5
FAZER O DIAGNÓSTICO INTERNO 5
ORGANIZAR O PLANO DE COMUNICAÇÃO 6
CONHECER AS FERRAMENTAS PARA COMUNICAR COM EFICIÊNCIA 7
COMUNICAÇÃO EXTERNA 9
DESENVOLVIMENTO 11
PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EXTERNA 12
IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO 12
A INTERAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL COM O AMBIENTE EXTERNO 13
TIPOS DE COMUNICAÇÃO EXTERNA 13
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
INTRODUÇÃO
A comunicação empresarial tanto a interna como a externa atualmente tem importância vital para as empresas, ela é necessária para que as empresas consigam delinear planos estratégicos para a realização dos objetivos e funcionar tendo uma visão da empresa e mercado como um todo é fundamental nas dinâmicas internas e externas contribuindo para mais facilidade na interação e desempenho dos indivíduos.
Ter colaboradores qualificados, motivados e como aliados são requisitos de grande importância na comunicação interna e para que se tenha bons resultados em relação à comunicação externa, a empresa deve criar um laço de confiança com seu público externo e ser transparente, pois uma comunicação transparente e saudável agregará valor ao serviço ou produto da organização.
Este trabalho tem o objetivo de explicar as comunicações internas e externas, o que significam, como são feitas e qual a sua importância para o meio organizacional.
COMUNICAÇÃO INTERNA
A Comunicação Interna são as interações, os processos de trocas e os relacionamentos dentro de uma empresa ou instituição. É responsável por fazer circular as informações, o conhecimento, de forma verticalmente, ou seja, da direção para os níveis subordinados; e horizontalmente, entre os empregados de mesmo nível de subordinação.
A comunicação interna da empresa tem um papel fundamental na criação da cultura colaborativa. A interação entre todos os