Comunicação e expressão
Biblioteca. Observe e compare semelhanças e diferenças entre os textos. Você pode optar entre comparar:
1. linguagem (literária ou não/ tipologia predominante)
2. assunto,
3. lugares,
4. aspectos culturais (Brasil / África).
Com base no resultado de sua análise, escolha, um dos aspectos e elabore uma reflexão. Seja original, expressando a sua compreensão. Escreva, no máximo,
10 linhas (Word, fonte 12, espaço 1,5), observando a linguagem padrão.
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
As obras de Guimarães Rosa e Mia Couto que partilham de certa similaridade tem sido objeto de estudos comparativos sobre várias perspectivas, uns orientados pela temática da linguagem outros pela temática dos excluídos e alguns pela tradição oral. Levando todos esses aspectos em relevância, o que torna o nosso trabalho mais complexo, iremos colocar nos esforços para tentar descobrir os mistérios das personagens masculinas mais precisamente o pai e o filho e o avô e o neto.
Apesar dos autores viverem em épocas e países diferentes eles trabalham a linguagem de forma que as camadas populares antes esquecidas, passam a serem ouvidas, numa construção de linguística produzindo uma leitura agradável, além do mais a discussão da Literatura oral (re)significa tal aspecto. Como verificou HUSSEL (2006):
Mia Couto, que se qualifica como um dos mais prolíferos escritores africanos de língua portuguesa emprega neologismos, fraseologia inovadora e situações surrealistas nos seus contos e romances. (HUSSEL, 2006, P.27).
As personagens parecem ser retirados de um contexto real, mesmo inseridas num mundo do fantástico e parecem trilhar caminhos de uma constante atitude interrogativa. No primeiro capitulo iremos discutir a personagem de ficção sob a perspectiva teórica. Utilizando como principal