Comunicação e Cidadania
‘’ Cidadão é um indivíduo que convive em sociedade - grupo de indivíduos entre os quais existem relações recíprocas.
Cidadão é o habitante da cidade, é aquele que está no gozo de seus direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este.
O cidadão ao ter consciência e exercer seus direitos e deveres para com a pátria está praticando a cidadania.
É obrigação de cada pais educar o cidadão para que a Constituição seja respeitada.’’ Os meios de comunicação no Brasil exercem, efetivamente, um papel de qualificação para a democracia da sociedade, já que atingem a massa.
O governo tenta dialogar com os meios de comunicação, mas é uma tarefa difícil, porque a sociedade pode entender isso como intervenção. É aí que entra o papel da cidadania, torna-se fundamental o papel da sociedade.
Não se permitir ser calado ou enganado pelo governo e dar voz as suas opiniões e questões levantadas, não só na hora do voto, mas como forma de manifesto. O Papel dos meios de comunicação na construção da cidadania foi fundamental para que chegássemos a democracia. Dar voz a quem quer falar.
4
1. A CIDADANIA
Afinal, o que significa cidadania?
‘’ Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro exerça também seus direitos’’.
Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática. Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país.
A Constituição da República Federativa do Brasil foi promulgada em 5 de outubro de 1988, pela Assembleia Nacional Constituinte, composta por
559 congressistas (deputados e senadores). A Constituição consolidou a democracia, após os